segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Amendlavas

Algumas pessoas devem estranhar o título desta receita. Sim, eu sei que é estranho. Mas tem uma história por detrás do mesmo. Num destes dias via eu um programa de culinária e o chef estava a preparar as famosas Baklavas. Ao ver o resultado final fiquei com muita vontade de experimentar, mas confesso, não sou a maior apaixonada por pistáchios. Apontei num papel a ideia que tinha e andei com aquilo na cabeça algum tempo. A dada altura fui comprar massa folhada fresca e dei de caras com a massa filo e pensei em substituir os pistáchios por amêndoa. Pronto, tava decidido e as Baklavas tornaram-se assim em Amendlavas. Quem provou adorou e com certeza irei repetir.
Que melhor maneira de começar a semana!



Ingredientes:
8 folhas de massa filo, usei redonda mas podem usar retangular
200gr de manteiga
250gr de amêndoa palitada
150gr de açúcar
Raspa de 1 limão
150gr de açúcar e 100ml de água para a calda



Preparação:
Comece por derreter a manteiga.
Misture o açúcar, a amêndoa e raspa de meio limão.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o de manteiga. Coloque uma folha de massa filo e pincele-a toda com manteiga. Por cima polvilhe com um pouco da mistura de açúcar, amêndoa e raspa de limão. Coloque mais uma folha de massa filo e repita o processo até colocar a última folha de massa. Pinte bem a última folha de massa com manteiga derretida e antes de levar ao forno tem de a cortar as Amendlavas. Eu cortei com a ajuda de um cortador de pizza e fiz 8 fatias. Se a sua massa for retangular corte em quadrados.
Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 170C durante 30-40 minutos.



Entretanto faça uma calda com a água, o açúcar e rapa de meio limão. Leve ao lume e deixe ferver uns 4-5minutos.
Retire as Amendlavas do forno e ainda quentes regue-as com a calda.
Deixe arrefecer e sirva. São mesmo pecaminosas.

2 comentários:

  1. Olha que gostei da tua ideia, eu adoro amêndoa!

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei Baklavas, apesar de também ter por aqui anotadas algumas receitas para, quem sabe, experimentar um dia... mas, tal como tu, as originais, `partida, também não me cativam propriamente...Já estas tuas Amendlavas deixaram-me rendida!! :) Mesmo sem provar nenhumas, tenho a certeza que prefiro estas...de longe :P hehe Massa filo e recheio de amêndoa?! Nhamiiii, soa-me a pecado delicioso :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar