quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bacalhau escondido em cama de espinafres - Dia Um... Na Cozinha

Mais um dia 1, mais um novo mês. E caminhamos a passos largos para o final do ano. Parece que ainda há pouco tempo estavamos a iniciar este.
Este mês o tema do grupo Dia Um... Na Cozinha era o bacalhau e mais uma vez eu fiz questão de participar. Infelizmente a foto não ficou como desejava, mas o sabor estava delicioso.
Fiz um bacalhau escondido, por baixo xoloquei uma cama de espinafres salteados, à volta puré de batata e por cima do bacalhau uma crosta de maionese. No final foi ao forno a gratinar. Ficou uma delicia.




Ingredientes:
- 1 posta alta de bacalhau
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- sal e pimenta q.b.
- 500gr de batatas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 gemas de ovo
- 1 pitada de noz moscada
- espinafres
- maionese

Preparação:
Leve ao lume um tacho com a posta do bacalhau, deixe levantar fervura e cozer uns 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e desfaça-o em lascas, sem pele nem espinhas.
Corte a cebola em rodelas e pique 2 dentes de alho para dentro de um tachinho, juntamente com a folha de louro. Coloque azeite e faça uma cebolada. Junte o bacalhau e tempere com um pouco de pimenta. Prove, se precisar de sal adicione um pouco. Deixe cozinhar um pouco e reserve.

Ponha as batatas a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas esmague-as com o passe-vite ou o espremedor de batatas. Junte a manteiga e as gemas e misture bem. Tempere com um pouco de pimenta e noz moscada. Leve ao lume até ferver e ter a consistência desejada. Pode juntar mais manteiga ou um pouco de leite se o quiser mais liquido.

Por último tem de saltear os espinafres. Coloque uma frigideira a aquecer com um fio de azeite. Junte 1 dente de alho picado e adicione os espinafres que rapidamente perderão volume. Deixe saltear um pouco e retire do lume.

Agora numa assadeira coloque o puré a toda a volta. No centro coloque os espinafres e por cima a cebolada de bacalhau. Termine com uma camada de maionese por cima do bacalhau.
Leve ao forno pré-aquecido a 200gr até gratinar.

Bom apetite.

4 comentários:

  1. Ficou um prato lindo e, com toda certeza, delicioso!!! Adoro bacalhau!!!!
    Beijos, ótimo dia pra você! =)

    ResponderEliminar
  2. Olá :)....
    Que aspecto magnifico e delicioso ;).... Adorei!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Parece delicioso!
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  4. Também conjuguei bacalhau e espinafres :) Gostei muito da sugestão! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar