terça-feira, 6 de outubro de 2015

Arroz de sabor asiático com frango e cogumelos

Muitas pessoas ainda desperdiçam muita comida porque depois não sabem o que fazer com as sobras. Eu procuro não desperdiçar nada e dar um novo rumo às sobras. 
Quando sobra carne, arroz ou seja o que for, faço um pequeno exercício e penso se as consigo gastar dentro de três dias. Se sim, coloco em caixas herméticas no frigorífico, se vir que não vou conseguir gastar, então congelo. 
O congelador é um dos nossos melhores amigos. Eu congelo sobras de frango assado, de carne seja vaca ou porco, até arroz, sem problema nenhum.
A receita que hoje vos trago foi preparada para usar sobras de frango assado e de arroz branco que estavam no congelador. Serviu-me de inspiração um programa do Jaime Oliver, é um chef fantástico que muito me inspira.


Ingredientes:
- sobras de arroz branco (não medi, vejam a quantidade necessária para vocês)
- 3 pedaços de frango assado
- 100gr de cogumelos brancos
- 2 dentes de alho
- 1 malagueta vermelha
- 2 colheres de sopa de molho barbecue
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- azeite q.b.
- meia couve em juliana
- 3 ovos 
- salsa picada a gosto
- sal q.b.


Preparação:
Comece por preparar a carne. Eu usei sobras de frango assado que tinha no congelador, mas podem usar sobras de carne de vaca ou porco. Desfie a carne e adicione o molho barbecue e o molho de soja. Envolva bem e deixe ficar.
Pique os alhos e a malagueta. Se for como eu e tolerar pouco o picante, aconselho a abrir a malagueta e retirar todas as sementes do interior. Pique só a parte externa. Desta forma terá sabor, algum picante mas sem exagero. Coloque os alhos e a malagueta numa frigideira com um fio de azeite. Leve ao lume a fritar.

Entretanto prepare os cogumelo. Usei cerca de 100gr de cogumelos brancos, cortei-os finamente. Se não tiver em casa cogumelos frescos e tiver de lata, use desses. Esta é uma receita económica e para aproveitamentos, use o que tiver na despensa.
Coloque os cogumelos na frigideira e frite-os em lume alto. Os cogumelos retêm imensa água, se forem cozinhados em lume brando vão ficar empapados e sem graça nenhuma.
Junte a carne desfiada com os temperos que lhe colocamos e deixe fritar. Vai ver a carne a caramelizar juntamente com os cogumelos.

Corte a couve em juliana. Em aconselho a usarem couve lombarda, mais verdinha. Mas eu só tinha couve coração e foi o que usei. Adicione ao salteado juntamente com o arroz. Vá mexendo para ficar tudo muito bem envolvido e prove para ver se precisa de sal.
Abra um buraco no meio e parta para lá um ovo. Mexa bem para ficar bem envolvido e calque com a colher. Ao calcar o arroz de baixo irá ficar crocante quase como o arroz da paella. Mas tenha cuidado para não queimar.

À parte escalfe os outros ovos, use um ovo por pessoa. Leve ao lume um tacho com água, tempere-a com sal e umas gotas de vinagre. Quando ferver baixe o lume, parta o ovo para uma tigelinha, provoque um remoinho na água e deite lá para dentro o ovo. Para mim que gosto da gema líquida, demora cerca de 2 minutos a 2 minutos e meio. Retire os ovos escalfados e coloque-os por cima do nosso arroz salteado. 
Polvilhe tudo com salsa picada e sirva assim, directo da frigideira onde cozinhou.
Um prato rústico, muito saboroso, económico e nutritivo.

Eu espero que gostem da sugestão e que experimentem.


2 comentários: