segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Esparguete com carne de vaca e ovo escalfado - Aproveitamentos

Vamos começar a semana com uma daquelas receitas de aproveitamentos, muito utilizado cá em casa. Vocês já sabem, mas eu repito, comigo tudo se transforma. Evito ao máximo os desperdícios. Deitar comida fora é o mesmo que deitar dinheiro, temos de ter mesmo muita atenção.
Então, todas as semanas eu faço um assado, daqueles lentos, a uma temperatura baixa. Desta vez o assado foi de carne de vaca e sobrou bastante. O que fiz foi cortar em cubos e congelar assim que arrefeceu. Depois juntei-lhe esparguete, pois massa é coisa que não falta na minha despensa e, um ovo escalfado que foi "a cereja no topo do bolo". No final ficou mais do que aprovado.


Ingredientes:
- sobras de carne de vaca assada (usei cerca de 200gr limpa de gorduras)
- esparguete (cerca de 80gr por pessoa)
- 2 ovos
- meia couve coração
- 3 dentes de alho
- malagueta fresca
- azeite q.b.
- sal q.b.
- salsa picada q.b.

Preparação:
Coloque uma panela ao lume com água para cozer a massa. Assim que ferver, tempere com sal, um fio de azeite e coloque o esparguete a cozer até estar "al dente". Assim que a massa estiver no ponto, retire do lume, escorre-a e passe-a por água fria para parar a cozedura. 

Numa frigideira coloque os alhos esmagados e a malagueta picada e sem sementes (podem usar as sementes se gostarem de muito picante). Leve ao lume e deixe fritar um pouco.
Junte a carne, previamente descongelada e livre de água e frite um pouco para caramelizar. Corte a couve em juliana fina e adicione à frigideira. Baixe o lume e deixe cozinhar um pouco. Prove para rectificar os temperos, se necessário junte sal.
Junte o esparguete à frigideira e deixe saltear um pouco.

Entretanto, coloque um tacho ao lume com água e sal e assim que ferver, escalfe os ovos. Eu deixo escalfar durante 3 minutos, pois gosto deles com a gema mal cozida, se preferir bem cozida deixe mais um pouco.

Sirva o salteado com o ovo escalfado em cima e polvilhe de salsa picada. Vai ver como fica delicioso e feito para aproveitar sobras de carne assada.


4 comentários:

  1. Também não posso com o desperdício! É algo que me tira do sério! Transformo tudo! Tudinho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É uma boa ideia para aproveitamentos! E fica-se com uma refeição completamente nova e deliciosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, transforma-se e fica uma refeição completamente nova.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar